quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Na sessão ordinária de 24/02, segunda feira, várias discussões levantadas por requerimentos do vereador Pr. Anderson foram debatidos.
Foram 22 requerimentos apresentados pelo vereador e entre os que receberam destaques e inclusive assinaturas dos demais vereadores apoiando estão:
1) Requerimento 691/2015 – OBRAS.
O requerimento pede a Secretaria de Obras a urgente manutenção no entorno do CAMPO DA VIAÇÃO, principalmente das calçadas que estão danificadas. Recentemente o vereador Pr. Andeson foi procurado por pessoas que utilizam o local para caminhadas, corridas, exercícios físicos e passeio, culminando em acidentes devido aos buracos no trajeto. Segundo informações mais de 05 pessoas conhecidas pelos moradores locais haviam fraturado o pé ou tiveram queda devido a falta de manutenção.
Com o requerimento, que também recebeu outras assinaturas vai ser encaminhado a secretaria de obras que deverá efetuar o concerto.
Além dos 22 requerimentos apresentados pelo vereador Pr. Anderson também fez uso do plenário referente a temas de muita importância e reclamações por parte da comunidade:
DENGUE,
O Vereador Pr. Anderson abriu seu discurso apontando que até o ultimo boletim da Vigilância Epidemiológica já eram 1.270 casos confirmados de Dengue, incluindo 01 óbito no distrito de Ajapi. O vereador apontou reclamações recebidas inclusive de terrenos particulares com acumulo de lixo e entulhos espalhados pela cidade com possíveis criadouros do mosquito transmissor. Mesmo a prefeitura estando com várias equipes trabalhando na limpeza a mesma não conseguirá abranger a cidade toda para conter esta epidemia. Neste sentido o vereador Pr. Anderson pediu a prefeitura que notificasse os donos de terrenos particulares e se possível até colocasse uma multa em caso de não atendimento, uma vez que o problema é grave e a população espera da administração uma posição.
SAÚDE,
Ainda falando sobre a Dengue o vereador Pr. Anderson demonstrou sua preocupação com a quantidade de atendimentos que estão acontecendo na UPA e no hospital do Cervezão. Os números de atendimentos no inicio da tarde já chegavam em quase 600 e muitos ainda aguardavam à horas. Neste sentido o vereador apontou a necessidade de colocar mais médicos de plantão, principalmente neste momento com intuito de atender esta demanda.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Comissão de Direitos Humanos faz alerta quanto ao consumo de drogas lícitas e ilícitas no município

Confirmada para o próximo dia 11 de março, a primeira reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal no Plenário tem tema definido: a dependência química por drogas lícitas e ilícitas em Rio Claro. A informação é do presidente Anderson Christofoletti que esteve reunido com Geraldo Luís de Moras, o Geraldo Voluntário para tratar do cronograma 2015. A comissão ainda conta com Raquel Picelli.

O trabalho explica Anderson terá duas frentes neste primeiro semestre do ano. Em uma delas, que visa o combate às drogas ilícitas, detalha o parlamentar, um novo concurso cultural está em fase de elaboração. Através desta ação, o Legislativo busca interagir com a comunidade através da mobilização feita com estudantes a partir do tema: “Desenhe a solução!”

A Comissão de Direitos Humanos também vai focar o consumo das chamadas drogas lícitas, entre elas os medicamentos que são consumidos em larga escala no município por pessoas que desconhecem o risco que se expõem.

“Temos a informação que Rio Claro é uma das principais cidades do país no ranking de consumo do medicamento Rivotril utilizado em muitos casos para conter a ansiedade e insônia”, comentou Anderson com Geraldo Voluntário na reunião preparatória.

Outro aspecto abordado pela comissão diz respeito à venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. O problema, alerta Anderson, ocorre em bares, lanchonetes e clubes do município.

Para a comissão, não há como combater as drogas lícitas sem tirar as bebidas alcoólicas das mãos dos menores. “A fiscalização precisa ser eficaz. O adolescente que se vicia em bebidas alcoólicas está a um passo do consumo de drogas ilícitas”, alerta o parlamentar.

De forma geral, a comissão busca apoio do governo municipal para que através de ação conjunta das secretarias o trabalho possa obter resultados positivos. “Vamos convocar a comunidade já que a luta é árdua porém necessária”, finaliza Anderson. A reunião da comissão, no próximo dia 11, será com representantes das secretarias municipais e aberta ao público.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Requerimento do Vereador Pr. Anderson A. Christofoletti pode beneficiar as comunidades de Ajapi, Ferraz, Mata Negra, AlanGray entre outras.

Requerimento apresentado na sessão de 19/02, pelo vereador Pr. Anderson requer à administração a duplicação da Estrada que liga Rio Claro a Ajapi.
Aprovado por todos os votos e recebendo apoio e assinatura de outros vereadores o requerimento ganhou força e pode beneficiar as comunidades de Ajapi, Ferraz, Mata Negra, AlanGray entre outras.
A estrada é o único acesso dessas comunidades ao centro da cidade e diariamente utilizam para acesso ao trabalho e devido ao fluxo de veículos e precárias condições de segurança acabam colocando em risco a vida dos motoristas e pedestres.
Requerimento anterior do vereador Pr. Anderson já pedia melhorias da via, como melhores sinalizações, ampliação e conservação do acostamento, fechamento de buracos e corte mato.
“A região, por ser também industrial, acaba sendo utilizada por grandes caminhões e muitas vezes tratores e precisa ser urgentemente ser duplicada para evitar mais acidentes graves, como tem ocorrido nos últimos anos”.
Nesta sessão foram ainda apresentados 42 requerimento e 07 indicações que contribuem com a administração pública com relaçãos aos problemas em nosso município.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015



















Boletim de Atividades Parlamentar da Semana

Estes dias fui confrontado por uma pessoa que como vereador nada faço.
Resolvi então fazer algumas anotações das atividades parlamentares da última semana e publicar para que pessoas formem suas críticas com base em informações verdadeiras e não apenas expresse opiniões gerais colocando todos na mesma vala.
Posso ainda, pelo meu pouco tempo como vereador fazer pouco, mas dizer que não faço nada acredito ser injusto.
Segunda: Para quem assistiu a sessão ordinária pode constatar:
várias discussões levantadas por requerimentos do vereador Pr. Anderson foram debatidos. Foram 75 requerimentos apresentados pelo vereador e entre os que receberam inclusive assinaturas dos demais vereadores apoiando estão:
1) Requerimento 229/2015 que pede a instalação das placas indicativas com a mensagem “Dê sinal à vida” nas faixas de pedestres em frente às Escolas, Igrejas, Empresas, etc.. que manifestarem o interesse de colaborar com a conscientização de pedestres e motoristas quanto a necessidade de respeitar a travessia na faixa de pedestres, contribuindo assim para diminuição dos acidentes.
2) O requerimento 247/2015 requer a implantação aos usuários do sistema vaga Inteligente, utilizado pelo celular e smartfone, para estacionar na região central, a opção de tempo de 10 minutos grátis e 30 minutos pago, haja vista que o referido beneficio já é utilizado pelos usuários do cartão;
3) No requerimento 302/2015 que indica a precária iluminação pública no Bairro Santa Elisa o vereador Pr. Requereu imediatas providências da Elektro para que está atue e corrija os problemas. Na ocasião da defesa do requerimento o vereador aproveitou para apontar os problemas de outros 23 bairros que também sofrem com o problema na iluminação pública, momento em que também recebeu apoio dos demais vereadores. Finalizando o debate sobre o tema o Vereador Pr. Anderson sugeriu a chamada de uma audiência pública para discussão e pedido de providências imediatas junto à Elektro o que ocorrerá por meio da Comissão de Constituição e Justiça.
Em partes o vereador Pr. Anderson Christofoletti também aproveitou para enfatizar sua preocupação com os 383 casos confirmados de dengue apontados pela Vigilância Epidemiológica em boletim emitido na sexta feira, dia 6, lembrando da importância de todos estarem atentos ao tema, inclusive lembrando aos ouvintes que existe uma lei de sua autoria nº 4755/2014 que dispõe sobre a obrigatoriedade de notificação ao município, por imobiliárias, dos imóveis desocupados que administram, para que possa a Vigilância Epidemiológica fazer as vistorias e exterminar os criadouros do transmissor da dengue.
Lembrou também o vereador, após outro vereador chamar a atenção da Secretaria de Educação para envio do Plano Municipal de Educação, que não adianta a secretaria correr e encaminhar um plano como estava o projeto apresentado no final do ano passado, principalmente com relação à temas polêmicos e diretrizes que não faz a vontade do povo Cristão, ou conservador como estão sendo chamado.
Terça:
Em reunião com a Secretaria de Obras o vereador Pr. Anderson Christofoletti busca viabilizar recursos e obras para projetos com cunho social nos bairros.
Em requerimento a ser votado na próxima sessão, porém já apresentado no ano passado, o vereador requer a secretaria de obras que efetue a reforma e ampliação das Quadras Polisportiva do bairro Santa Maria, Novo Wenzel e Santa Elisa.
Segundo o diretor estes requerimentos serão atendidos já no próximo mês, com a instalação de iluminação nas quadras do Santa Maria e Novo Wenzel, proporcionando aos moradores a possibilidade de utilização no período noturno, principalmente como fonte de lazer para aqueles que trabalham durante todo o dia.
Já para a Quadra do Santa Elisa as notícias são ainda melhores. O local que se encontra em situação de abandono tem afastado a comunidade. Em pedido feito junto à secretaria de paisagismo a limpeza foi prontamente efetuada no local. Em recente reunião com secretaria de Esporte o Vereador Pr. Anderson requereu a reforma da quadra, apresentando o apoio a Igreja do Evangelho Quadrangular do Santa Eliza, que por meio de seu departamento de Assistência Social e cidadania tem o interesse em fornecer a mão de obra para realização da reforma, ampliação daquela quadra, bem como posterior implantação de projetos esportivos supervisionados. Neste sentido o secretario de esporte se manifestou positivamente, haja vista que a parceria diminui as despesas do erário publico e a posterior parceria afasta os vândalos e mantêm por mais tempo o pleno funcionamento da quadra. Nos próximos dias a reforma será iniciada.
Em reunião com a secretaria de Obras foi solicitado a ampliação desta quadra, com a construção de um vestiário com banheiros. Segundo o diretor é sim possível a realização e o oficio será encaminhado para engenharia e iniciado o estudo de viabilidade do Projeto.
Nesta semana o vereador Pr. Anderson também participou da entrega de casa do programa Minha casa minha vida, que com a participação do Pr. Anderson na votação de projetos e reuniões com a administração ajudou viabilizar a construção. Para aqueles que criticaram a votação do projeto de empréstimo para terminar as casas, pode constatar agora que o dinheiro foi investido para ajudar que mais precisa, a comunidade carente.
Quarta: Reunião CDH. Novamente eleito presidente desta comissão tratamos de vários assuntos relacionados principalmente a dependência química. Ficou definido na reunião que continuaremos nesta luta contra as drogas, com ênfase na prevenção e tratamento. Um novo concurso será promovido e o debate continuará. Está sendo redigido uma ata com os assuntos e serão divulgados em breve.
Frente Parlamentar de mobilidade e prevenção de acidentes: Graças a um trabalho forte na tentativa de diminuir acidentes fui eleito também presidente desta frente. Já foram muitos pontos da cidade modificado por meio de meus requerimentos e a frente parlamentar trás o apoio de outros vereadores para discussão do tema. Várias são as metas que serão divulgadas em breve.
Quinta Feira: Estive em São Paulo e conquistei o apoio do Conselho de Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo em nossos projetos de prevenção e apoio as comunidades terapêuticas. Além de aprendermos muito sobre o assunto, também abrimos portas na conquistas de material de prevenção. Também tive a possibilidade de fazer outros contatos que em breve vamos ver os resultados.
Sexta: em reunião no gabinete para planejamento da semana seguinte. Serão muitos requerimentos na próxima segunda.
Sábado: Apoiando um projeto de ruas que busca trazer esperança a jovens que hoje não tem esperança. Quem está perto e anda junto sabe a importância destes projetos.
Mais informações acesse meu blog e o site da câmara.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Visita Hoje (12/02) do Vereador Pr. Anderson Adolfo Christofoletti no SENAD (Secretaria Nacional Anti-Drogas) em São Paulo, fortalecendo parceria lutando pelas necessidades das comunidades e dos que mais necessitam.

Visita Hoje (12/02) do Vereador Pr. Anderson Adolfo Christofoletti no SENAD (Secretaria Nacional Anti-Drogas) em São Paulo, fortalecendo parceria lutando pelas necessidades das comunidades e dos que mais necessitam.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Anderson Christofoletti alerta sobre a proliferação da dengue, trânsito e problemas com iluminação pública

Atento aos problemas que afeta o dia a dia da comunidade, Anderson Christofoletti utilizou a tribuna da Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira, 9, para intensificar debates através da apresentação de requerimentos.

No Requerimento 229/2015, o vereador pede a instalação das placas indicativas com a mensagem “Dê Sinal à Vida” nas faixas de pedestres em frente às escolas, igrejas e empresas que manifestarem o interesse de colaborar com o trabalho de conscientização no trânsito. “É preciso conscientizar motoristas da importância do respeito às faixas bem como os pedestres da utilização das mesmas”, disse.

A implantação aos usuários do sistema vaga Inteligente, utilizado pelo celular e smartfone, também foi abordado pelo parlamentar através do Requerimento 247/2015. Ele defende o estacionamento na região central com a opção de 10 minutos de tolerância (gratuito) e 30 minutos pago. “O referido benefício já é utilizado pelos usuários do cartão”, pontuou.

A precariedade da iluminação pública no Jardim Santa Elisa foi debatida por Anderson com o Requerimento 302/2015. O vereador solicita providências imediatas da Elektro para que reparos sejam feitos emergencialmente. No Plenário, Anderson observou que outros 23 bairros apresentam problemas com a iluminação pública.

“Defendo que os representantes da empresa sejam convidados para debater o assunto em audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo.

Na sessão, Anderson externou sua preocupação com os 383 casos confirmados de dengue apontados pela Vigilância Epidemiológica em boletim emitido na última sexta feira, dia 6. O parlamentar discursou sobre a importância de toda a população estar atenta à situação. “A Lei 4755/2014, que leva a minha assinatura, dispõe sobre a obrigatoriedade de notificação ao município, por imobiliárias, dos imóveis desocupados que administram, para que a Vigilância Epidemiológica posa fazer as vistorias e exterminar os criadouros do transmissor da dengue”, pontuou.

No encerramento da sua fala, Anderson Christofoletti alertou a Secretaria Municipal de Educação sobre a necessidade do envio do Plano Municipal de Educação. “Não adianta a secretaria correr e encaminhar um plano como estava o projeto apresentado no final do ano passado”, finalizou.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Em reunião na Mobilidade Urbana, Anderson busca apoio para iniciativas que possam fortalecer trânsito

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, Anderson Christofoletti esteve reunido com o secretário de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi na manhã da última segunda-feira, 9. O objetivo do encontro foi ampliar o debate em busca de melhorias para o trânsito.

A Comissão de Direitos Humanos reuniu representantes da sociedade civil organizada nos últimos dois anos, entre eles membros das polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, e de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) para debater o trânsito local. “Este setor requer atenção especial”, afirma Anderson.

O primeiro assunto colocado na pauta foi a premiação para o motorista que respeita às sinalizações de trânsito. Projeto de autoria do vereador aguarda a definição de detalhes jurídicos e técnicos para que possa ser protocolado no Legislativo. Para ele, ao mesmo tempo que a fiscalização eletrônica efetivada através da implantação de radares pune os infratores é preciso criar mecanismo que possa atuar na via inversa. “Os motoristas conscientes, de alguma maneira, precisam ser premiados. O respeito às sinalizações de trânsito evita acidentes preservando vidas”, avalia o parlamentar que busca apoio da iniciativa privada para viabilizar a premiação.

Segundo assunto discutido entre Chiossi e Anderson refere-se à conscientização do projeto “Dê Sinal à Vida” que visa conscientizar motoristas da atenção ao se aproximar da faixa de pedestre bem como a importância das pessoas utilizarem o local para atravessar as vias com segurança.

“O projeto Dê Sinal à Vida foi implantado com sucesso no Jardim Público e nas faixas elevadas de pedestres na Avenida 7 com a Rua 1”, comenta o parlamentar. “Cinco entidades que se prontificaram a auxiliar na implantação do projeto também receberão as placas sinalizadoras do projeto”, acrescentou o vereador.

Anderson Christofoletti defende medidas para que Câmara possa votar subvenções sociais

Anderson Christofoletti defende tramitação de projetos sobre subvenções sociais nas comissões permanentes da Câmara
Criar regras para evitar mal entendidos. Nesta rota, Anderson Christofoletti, que atua como segundo secretário da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal, avança com o debate sobre as votações dos projetos de lei referentes às subvenções sociais.
Na avaliação do vereador, como se trata da concessão de dinheiro público a votação deste tipo de projeto precisa seguir medidas claras e transparentes que vão desde a prestação de contas de forma padronizada, passando pela fiscalização do Legislativo que é o representante legítimo da comunidade até a conclusão do processo com a votação do projeto no Plenário.
Em suas falas na Câmara, seja em sessões ordinárias e extraordinárias ou nas reuniões com as entidades que prestam serviços diversos no município, Anderson Christofoletti deixou claro que por ser complexo este tipo de assunto requer tempo suficiente para análise de documentos.  “É preciso que a documentação seja analisada por equipe técnica já que envolve muitos números. Por isso me posiciono que este tipo de projeto tenha a sua tramitação normal nas comissões permanentes”, observa.
Apresentação de prestação de contas trimestrais, do Plano de Trabalho e Relatório de Atividades encaminhados à Câmara, para o vereador, são mecanismos que contribuem com o trabalho de acompanhamento e fiscalização do Legislativo. “Sabemos da importância das instituições e das subvenções que cada uma recebe, porém, somos fiscalizadores, foi para isso que fomos eleitos”, pontua.
Requerimento assinado pelo vereador, aprovado pelo Plenário na última segunda-feira, 2, propõe que os projetos de subvenções, protocolados  na Casa sejam acompanhados de: prestação de contas do último ano calendário; projeto analítico dos trabalhos propostos; relatórios circunstanciado mensal das atividades; parecer do conselho referente ao projeto e que para cada entidade seja feito um projeto de lei, com tempo hábil, possibilitando a análise e debates dos projetos.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SAÚDE EM RIO CLARO

Vereador Pr. Anderson Christofoletti visitou na sexta-feira dia 30/01/2015 junto com o Prefeito Du Altimari as construções das novas UBS que ampliaram os atendimentos da comunidade de Rio Claro.

“AJUDANDO RIO CLARO NAS SOLUÇÕES DE SEUS PROBLEMAS”
 

Projeto piloto nas faixas de pedestres será expandido

Iniciativa do vereador Pr. Anderson Christofoletti prevê a entrega de “mãos de papel” como simbologia ao sinal de vida.
Estender uma das mãos ao atravessar a faixa de pedestre, o sinal de vida, é um gesto que faz diferença para a segurança no trânsito. Com o intuito de orientar para esta questão, o vereador Pr. Anderson Christofoletti, com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, idealizou uma campanha educativa para conscientização de pedestres e motoristas que prevê, inclusive, a instalação de placas indicativas com a mensagem “Dê sinal à vida”, como as que já existem no centro da cidade.
“As placas indicativas com a mensagem Dê sinal à vida instaladas no centro da cidade como projeto piloto de conscientização e respeito aos pedestres alcançaram plenamente seu objetivo, sendo assim, desenvolvemos um plano de ação para expandir esse trabalho nos demais bairros de Rio Claro”, informou o vereador Pr. Anderson Christofoletti.
Segundo o parlamentar, estas ações têm como objetivo reduzir o alto índice de acidentes de trânsito. “Dados do Ministério da Saúde mostram que os atropelamentos representam quase 23% do número de óbitos em acidentes de trânsito. Além disso, uma pessoa é atropelada no Brasil a cada hora”, enfatizou.
Pr. Anderson frisou que as placas serão instaladas gratuitamente pela Prefeitura nas faixas de pedestres localizadas no entorno dos estabelecimentos que quiserem aderir ao movimento. “Nossa meta será a construção de uma força conjunta de educação e conscientização como instrumento de prevenção de acidentes. Devemos unir toda a sociedade nesse sentido, seja através de estabelecimentos comerciais, unidades educacionais e do próprio Poder Público”.
Por fim, o parlamentar espera uma grande adesão da comunidade em prol desta causa, já que antes de tudo, somos todos pedestres. “Um trânsito seguro e respeitoso é possível, depende de cada um de nós. Essa campanha tem esse objetivo, alertar as pessoas que elas são responsáveis e podem mudar este cenário de guerra que hoje é o trânsito no Brasil, em especial, no nosso município”.