segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Projeto piloto nas faixas de pedestres será expandido

Iniciativa do vereador Pr. Anderson Christofoletti prevê a entrega de “mãos de papel” como simbologia ao sinal de vida.
Estender uma das mãos ao atravessar a faixa de pedestre, o sinal de vida, é um gesto que faz diferença para a segurança no trânsito. Com o intuito de orientar para esta questão, o vereador Pr. Anderson Christofoletti, com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, idealizou uma campanha educativa para conscientização de pedestres e motoristas que prevê, inclusive, a instalação de placas indicativas com a mensagem “Dê sinal à vida”, como as que já existem no centro da cidade.
“As placas indicativas com a mensagem Dê sinal à vida instaladas no centro da cidade como projeto piloto de conscientização e respeito aos pedestres alcançaram plenamente seu objetivo, sendo assim, desenvolvemos um plano de ação para expandir esse trabalho nos demais bairros de Rio Claro”, informou o vereador Pr. Anderson Christofoletti.
Segundo o parlamentar, estas ações têm como objetivo reduzir o alto índice de acidentes de trânsito. “Dados do Ministério da Saúde mostram que os atropelamentos representam quase 23% do número de óbitos em acidentes de trânsito. Além disso, uma pessoa é atropelada no Brasil a cada hora”, enfatizou.
Pr. Anderson frisou que as placas serão instaladas gratuitamente pela Prefeitura nas faixas de pedestres localizadas no entorno dos estabelecimentos que quiserem aderir ao movimento. “Nossa meta será a construção de uma força conjunta de educação e conscientização como instrumento de prevenção de acidentes. Devemos unir toda a sociedade nesse sentido, seja através de estabelecimentos comerciais, unidades educacionais e do próprio Poder Público”.
Por fim, o parlamentar espera uma grande adesão da comunidade em prol desta causa, já que antes de tudo, somos todos pedestres. “Um trânsito seguro e respeitoso é possível, depende de cada um de nós. Essa campanha tem esse objetivo, alertar as pessoas que elas são responsáveis e podem mudar este cenário de guerra que hoje é o trânsito no Brasil, em especial, no nosso município”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário