Confirmada para o próximo dia 11 de março, a primeira reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal no Plenário tem tema definido: a dependência química por drogas lícitas e ilícitas em Rio Claro. A informação é do presidente Anderson Christofoletti que esteve reunido com Geraldo Luís de Moras, o Geraldo Voluntário para tratar do cronograma 2015. A comissão ainda conta com Raquel Picelli.
O trabalho explica Anderson terá duas frentes neste primeiro semestre do ano. Em uma delas, que visa o combate às drogas ilícitas, detalha o parlamentar, um novo concurso cultural está em fase de elaboração. Através desta ação, o Legislativo busca interagir com a comunidade através da mobilização feita com estudantes a partir do tema: “Desenhe a solução!”
A Comissão de Direitos Humanos também vai focar o consumo das chamadas drogas lícitas, entre elas os medicamentos que são consumidos em larga escala no município por pessoas que desconhecem o risco que se expõem.
“Temos a informação que Rio Claro é uma das principais cidades do país no ranking de consumo do medicamento Rivotril utilizado em muitos casos para conter a ansiedade e insônia”, comentou Anderson com Geraldo Voluntário na reunião preparatória.
Outro aspecto abordado pela comissão diz respeito à venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. O problema, alerta Anderson, ocorre em bares, lanchonetes e clubes do município.
Para a comissão, não há como combater as drogas lícitas sem tirar as bebidas alcoólicas das mãos dos menores. “A fiscalização precisa ser eficaz. O adolescente que se vicia em bebidas alcoólicas está a um passo do consumo de drogas ilícitas”, alerta o parlamentar.
De forma geral, a comissão busca apoio do governo municipal para que através de ação conjunta das secretarias o trabalho possa obter resultados positivos. “Vamos convocar a comunidade já que a luta é árdua porém necessária”, finaliza Anderson. A reunião da comissão, no próximo dia 11, será com representantes das secretarias municipais e aberta ao público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário