quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Atos de solidariedade e amor ao próximo marcam

a trajetória de pastor homenageado pela Câmara

Através de Decreto Legislativo de autoria do vereador Anderson Christofoletti (PMDB), Renílson Andrade da Silva, que é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, recebeu título de Cidadão Rio-Clarense na noite da última sexta-feira, 6, no Plenário do Legislativo.

A Mesa Principal, presidida por Anderson, contou também com o vereador Ruggero Seron (DEM) e com o Procurador do Município, Rodrigo Raghiante que na oportunidade representou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Natural de Palmas, no Estado do Paraná,casado com Adriana Aparecida de Oliveira da Silva, pai de Isaías e Stela, o Pastor Renilson está em Rio Claro desde 2005 desenvolvendo trabalhos sociais junto a comunidade do distrito de Assistência.

“Estamos diante de um servo de Deus”, disse Anderson Christofoletti ao sentir-se honrado por apresentar o decreto que definiu a homenagem. “Digno, honesto e verdadeiro”. Estas foram as palavras utilizadas pelo parlamentar para retratar o homenageado.

Ao identificá-lo como um agente de transformação social, pelo atos de solidariedade e amor ao próximo que pratica diariamente, o vereador Anderson enfatizou em sua fala: “Você é um exemplo de pessoa. Chefe de família dedicado, íntegro, um exemplo de moralidade que serve de espelho para a educação das nossas crianças”, salientou.

Em sua fala, o pastor Renilson agradeceu a Câmara Municipal, através do vereador Anderson Christofoletti, pela homenagem, e observou que Rio Claro é uma terra abençoada. “Tenho orgulho de me tornar cidadão rio-clarense, cidade que me acolheu tão bem e onde estou criando meus filhos e levando a palavra do Senhor aos semelhantes”, finalizou.

Biografia

Nascido em 13 de dezembro, em Palmas, no Estado do Paraná, o homenageado é casado com Adriana Aparecida de Oliveira da Silva. O casal tem os filhos Isaías e Stela.

Formou-se em Teologia, no Instituto Teológico Quadrangular, em Curitiba, em 1997. A trajetória na Igreja do Evangelho Quadrangular, como pastor, teve início em 1999, após ser consagrado na convenção estadual do Paraná.

Exerceu a função de pastor auxiliar em tempo integral no período de 1998 a janeiro de 2005, ano em que foi transferido para Rio Claro.

Passou a cooperar com o pastor Nivaldo de Barros, titular da igreja no distrito de Assistência.

Com conhecimentos na área da construção civil, e, por ter participado na construção da igreja da Quadrangular em Curitiba, o homenageado, diante das dificuldades encontradas no distrito à construção do templo, atuou de forma gratuita por um ano com sua mão de obra.

Como pastor auxiliar, ainda, realizou cultos, orientou líderes evangélicos e realizou visitas para as famílias na Assistência.

Eme 2009 foi consagrado como pastor titular da Igreja Quadrangular do Distrito da Assistência, pelo reverendo Antonio Stefan, que naquele ano exercia a função de Pastor Coordenado da Região Eclesiástica 736.

Pastor titular, o homenageado deu início então a alguns projetos sociais, para a comunidade do distrito de Assistência. Em julho de 2009, no período de férias escolares, realizou a primeira Escola Bíblica de Férias, a EBF, com a participação 40 crianças com idades entre 2 e 12 anos, que durante cinco dias foram recebidas na igreja por uma equipe preparada para ministrar cânticos infantis, teatro, brincadeiras, lanches e distribuição de brindes.

Outro evento, de grande contribuição para a comunidade, tem sido a Ação Quadrangular que acontece há três anos realizada na quadra poliesportiva com atividades gratuitas. Entre elas, corte de cabelo, pintura de unhas, maquiagem, atividades recreativas e disponibilização de brinquedos.

Na Ação Quadrangular, também é oferecido à comunidade, aferição de pressão e orientações feitas por enfermeiros do posto de saúde do distrito de Assistência, atendimento de orientação postural, realizado por estudantes de fisioterapia, incentivo a exercícios físicos com professores de educação física, aulas gratuita de zumba, teatros, louvores, danças e brindes.

O homenageado também disponibilizou a estrutura da igreja para cursos empreendedores para o público feminino, em 2016, com a colaboração do Consulado da Mulher, tendo possibilitado às participantes a oportunidade de incentivar e viabilizar a geração de renda principalmente àquelas em situação de vulnerabilidade social.

Em 2016 e 2017, a igreja foi cedida para oferecer curso de Jardinagem e Paisagismo realizado pelo professor, engenheiro e agrônomo Eduardo Alessandro Soares, que proporciona aos alunos não apenas conhecimento como uma oportunidade profissionalizante.

Em seu ministério, a Igreja do Evangelho Quadrangular tem sido um lugar de apoio espiritual e social para o distrito de Assistência. Colabora para a igualdade social e a valorização da vida, deixando o seu legado em Rio Claro.

Disposição em servir é a marca do homenageado que faz da sua vida um instrumento de ajuda ao próximo através da prática do evangelho.

“É agir com amor, praticar a palavra e servir ao povo”, frisa o pastor Renilson ao destacar a palavra de Jesus em Marcos 10.45: “O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário