segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pastor Anderson busca apoio à realização de
trabalhos de combate e prevenção ao uso de tabagismo nesta semana
A busca por mecanismos eficazes no combate ao tabagismo mobiliza a classe política e entidades nos municípios. Em Rio Claro, o vereador Pastor Anderson Christofoletti defende ação de diversos segmentos da comunidade a partir do poder público para colocar em prática a Lei 276/13, de sua autoria, que institui a Semana de Prevenção e Combate ao Tabagismo.
De acordo com a lei, anualmente, na semana que comemora o Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – o poder público promoverá campanha com o objetivo de informar, esclarecer e conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre os maléficos efeitos causados pelo tabagismo no corpo humano.
“Dados do Ministério da Saúde, de 2015, apontam que o índice de fumantes no Brasil caiu 30,7% na última década”, comenta Anderson. “Este combate ao tabagismo, a partir do esforço coletivo, mostra que as campanhas dão resultado. A conscientização, principalmente nas escolas, possibilita que o nosso país tenha um trabalho eficiente para reduzir cada vez mais o número de fumantes”, acrescenta o parlamentar.
A faixa etária dos fumantes, sinaliza o Pastor Anderson, ainda é motivo de preocupação. Dados do Ministério da Saúde apontam que a faixa que mais consome cigarros é de pessoas entre 45 e 54 anos (13,2%). A que menos faz uso deles é a que vai dos 18 aos 24 anos (7,8%). A experimentação entre adolescentes de 13 a 15 anos caiu de 24,2%, em 2009, para 19,6%, em 2012. “Daí a importância do trabalho nas escolas. Mesmo com a redução, 19,6% das pessoas que fumam no país têm entre 13 e 15 anos de idade”, alertou.

Ainda sobre os números, o Pastor Anderson observa que o cigarro é a causa principal de 25% das mortes por anginas e por infartos do miocárdio, 45% das mortes por infartos em pessoas com menos de 65 anos, 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar. “Estes dados do Ministério da Saúde ratificam a gravidade dos problemas causados pelo cigarro”, completa Anderson ao solicitar à administração municipal que realize campanhas de conscientização nesta semana com apoio de entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário