terça-feira, 8 de agosto de 2017

Mais um Projeto de Lei do vereador Pr. Anderson Christofoletti é aprovado por unanimidade na ultima sessão 07/08/2017.

Projeto cria, no âmbito da Câmara Municipal de Rio Claro, a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate a Automutilação.

A automutilação é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo om ou sem intenção consciente de levar ao suicídio. As formas mais frequentes dessa autopunição são bater em si mesmo, cortar a própria pele, queimar-se ou arranhar-se.

As práticas geralmente têm como objetivo o alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, tem sido observada sua crescente associação a problemas como depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico, bulimia, anorexia, bullying, epilepsia, problemas emocionais, transtornos alimentares, jogo da baleia azul dentre outros.

Não há ainda dados disponíveis sobre a prática no Brasil, mas uma pesquisa divulgada em 2006, na publicação científica da Academia Americana de Pediatria, aponta que 17% dos adolescentes em idade escolar praticaram automutilação pelo menos uma vez.

Quando alguém se corta, está sujeita a uma série de infecções e doenças transmissíveis pelo ar. O contato com a lâmina pode acelerar o processo de contaminação, lembrando ainda do maior risco: a morte. Ainda que a pessoa não tenha a intenção de se ferir seriamente, ela não tem muito controle disso quando faz o cutting (Automutilação em inglês). Um machucado mais profundo pode atingir um vaso sanguíneo importante, comprometendo seus movimentos ou até mesmo matá-la(suicídio).

Desta forma, a "Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate a Automutilação", que será realizada na 3ª semana do mês de Setembro, período em que se realiza a campanha Setembro Amarelo sobre Conscientização e Prevenção ao Suicídio.
O objetivo do projeto é chamar a atenção e requerer a participação das escolas Municipais com intensificação da  comunidade escolar/universitária e da sociedade em geral para a discussão (ações) sobre esse tema tão crucial.


Assim, a "Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate a Automutilação" auxiliará a sociedade a evitar essa prática, sendo uma aliada na luta contra a automutilação. A ideia é fazer com que o indivíduo treine e desenvolva seu autocontrole, prevenir, orientar e ajudar os pais, trazer à tona que o problema existe, e criar situações para que o adolescente/jovem não se envolva na solidão e nos problemas pessoais não resolvidos que o levam a automutilação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário